Faça aqui sua pesquisa:

sábado, 9 de maio de 2009

Biblioteca Digital Mundial

Vale conferir a Biblioteca Digital Mundial, lançada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), há poucos dias.

Ela disponibiliza gratuitamente o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de países dos cinco continentes, como a Crônica de um Tribunal Javanês em Yogyakarta, que ilustra este post.

Livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site. Entre os documentos, há a obra da literatura japonesa O Conde de Genji, do século 11, considerado um dos romances mais antigos do mundo, e também o primeiro mapa que menciona a América, de 1507, realizado pelo monge alemão Martin Waldseemueller e que se encontra na Biblioteca do Congresso americano. Também estão lá as primeiras fotografias da América Latina, que integram o acervo da Biblioteca Nacional do Brasil, o maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século 12, que pertence à Biblioteca Real de Estocolmo, na Suécia, e manuscritos científicos árabes da Biblioteca de Alexandria, no Egito. Até o momento, o documento mais antigo da Biblioteca Digital da Unesco é uma pintura de oito mil anos com imagens de antílopes ensanguentados, que se encontra na África do Sul.

Clique aqui e conheça o projeto.
Publicado por Thyago Mathias

Nenhum comentário: