Faça aqui sua pesquisa:

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Santa Sé assina acordo de entendimento com Liga Árabe

Da agência Zenit

A Santa Sé e a Liga de Estados Árabes assinaram um Memorandum de Entendimento esta manhã em Roma, segundo divulgou a Secretaria de Estado Vaticana. Este acordo pretende, entre outras coisas, favorecer iniciativas de diálogo inter-religioso.

Na assinatura do documento, que entrou em vigor hoje, estiveram presentes duas delegações, encabeçadas pelo cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, e por Walid al Gargani, chefe da Missão da Liga Árabe na Santa Sé. O documento foi assinado pelo arcebispo Dominique Mamberti, secretário para as Relações entre os Estados, e por Amr Moussa, secretário da Liga.

Este acordo, segundo afirma o comunicado oficial, «consolida ainda mais os vínculos de colaboração existentes entre a Santa Sé e a Liga Árabe, especialmente a nível político e cultural, a favor da paz, da segurança e da estabilidade regional e internacional».
Também, o acordo prevê uma maior atenção, por ambas as partes, «às iniciativas de diálogo inter-religioso».


A Liga Árabe, com sede no Cairo, foi fundada em 1945 para defender os interesses das nações árabes. Fazem parte dela 22 países, entre eles o Egito, Jordânia, Iraque, Líbano, Arábia Saudita, Iêmen, Síria, Sudão, Marrocos, Tunísia, Kuwait e Argélia.

A Santa Sé mantém um delegado apostólico na Liga desde 2000, por decisão do Papa João Paulo II. O Papa nomeou como tal, em 2007, o arcebispo Michael Louis Fitzgerald, que é também núncio no Egito e que anteriormente foi presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso.
Publicado por Thyago Mathias

Nenhum comentário: