Faça aqui sua pesquisa:

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Habemus Episcopus

O novo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, tomou posse na tarde do domingo 19 de abril, durante cerimônia realizada na Catedral Metropolitana.

Dom Orani sucede no cargo o cardeal Eusébio Scheid, que havia apresentado sua renúncia ao completar 75 anos, em dezembro de 2007, em conformidade com o Código de Direito Canônico.

A cerimônia contou com a presença de representantes do episcopado brasileiro, do clero do Rio de Janeiro e de diversas autoridades civis.
A liturgia da missa de posse foi a do 2º Domingo da Páscoa, com algumas particularidades. Por volta das 3pm, Dom Orani foi recebido na porta da Catedral por Dom Eusébio Scheid e seus bispos auxiliares. De lá, Dom Orani entrou pelo vão central do templo e seguiu até a capela do Santíssimo Sacramento para orar e se paramentar. Quando os concelebrantes chegaram, o chanceler da Cúria leu a Carta Apostólica do Papa Bento XVI com a nomeação do novo bispo. Depois disso, o Núncio Apostólico, passou o báculo a Dom Orani, como símbolo da entrega da Arquidiocese em suas mãos. O brasão do novo arcebispo foi descerrado e ele seguiu para a cátedra de onde presidiu o restante da celebração. Ao final, Dom Orani deu a bênção apostólica com indulgência plenária para os fiéis presentes na Catedral.

O novo arcebispo nasceu no dia 23 de junho de 1950, em São José do Rio Pardo (São Paulo). É religioso da Ordem Cisterciense, no seio da qual foi ordenado sacerdote em 1974. Foi bispo de São José do Rio Preto (São Paulo) e arcebispo de Belém (Pará).

Nenhum comentário: