Faça aqui sua pesquisa:

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Fazer perguntas e agregar fatos

Do Knight Center for Journalism

O caso de uma professora voluntária da escola dominical da Igreja Batista de Clover Road, acusada de assassinar uma garota de oito anos, levou esta semana as principais redes TV e vários grandes jornais de todo o país para a cidade de Tracy, na Califórnia. Mas foi o Tracy Press, um o pequeno jornal em crise financeira, que conseguiu a entrevista que os investigadores associam à resolução do caso e à prisão da professora, informa o Los Angeles Times.

A jornalista Jennifer Wadsworth, de 22 anos, obteve o nome da suspeita, Melissa Huckaby, e conseguiu uma entrevista de 40 minutos com ela por telefone, em que revelou informações que não havia dado à polícia, diz o LA Times. A reportagem de Wadsworth, publicada online, levou os investigadores a interrogar Huckaby novamente por cinco horas e à sua imediata prisão. Ela foi acusada de assassinar
Sandra Cantu, com quem brincava a sua própria filha.
O Tracy Press, jornal de 111 anos distribuído gratuitamente para mais de 20 mil pessoas, precisou recentemente de uma redução de custos drástica. O jornal passou a publicar apenas duas vezes por semana, e a redação, que um dia teve lotação máxima, hoje emprega somente dois repórteres e um redator de esportes. "Conhecemos as pessoas que moram aqui, conhecemos esta cidade, e às vezes temos acesso a coisas que ninguém mais tem", disse a editora do jornal, Cheri Matthews.


Em um momento em que jo
rnalistas acham que precisam "reinventar a si mesmos", Scott Hernold, colunista do Mercury News, diz que "a reportagem de Wadsworth mostra o valor de se fazer perguntas e agregar fatos". "O jornalismo significa simplesmente contar às pessoas o que está acontecendo", disse Wadsworth a Herhold. "E, neste sentido, nunca vai morrer".
Publicado por Thyago Mathias

Nenhum comentário: