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domingo, 12 de abril de 2009

Conteúdo online: cobrar ou não cobrar, eis a questão!

Enquanto o New York Times realiza um debate semi-público sobre a cobrança ou não do acesso a suas notícias online, o magnata da mídia internacional Rupert Murdoch, diretor da News Corp., disse à Reuters (clique aqui e confira a entrevista) que os jornais devem cobrar por seu conteúdo online e substituir assim a queda da receita publicitária.

Murdoch é dono de um dos poucos diários dos Estados Unidos que cobra pelo acesso de seu conteúdo na internet, o Wall Street Journal. Segundo ele, esta política do jornal "não é uma mina de ouro, mas não é ruim".

Como exemplo, Murdoch mencionou o próprio New York Times, que tem um dos sites da internet mais visitados dos EUA, mas ainda não é capaz de cobrir todos os seus custos com a venda de anúncios na web, disse.

Vale conferir o desenrolar dessa discussão, uma vez que a onda de jornais impressos que fecham as portas ou permanecem apenas com sua versão online é crescente nos Estados Unidos. No Brasil, de mercado concentrado em poucos títulos que contam com tiragem expressiva, não chegou ainda o momento de fechar, mas tanto a distribuição quanto o faturamento têm sido decrescentes. Precisam, de qualquer maneira, encontrar uma solução de ganhar um trocado a mais, no papel ou na web. Resta saber até quanto os leitores estão dispostos a pagar.
Publicado por Thyago Mathias

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