Faça aqui sua pesquisa:

domingo, 8 de março de 2009

Lula e a Igreja

Já diz o senso comum que "quem fala o que quer, ouve o que não quer". O presidente Lula, como é recorrente, não conseguiu deixar de manifestar uma opinião desinformada sobre algo que não lhe diz respeito e teve que ouvir de S. Ex. Rev. o arcebispo de Olinda e Recife que ele, o presidente, deveria procurar a assessoria de um teólogo, antes de abrir a boca sobre assuntos da Igreja.

No passado, S. Ema. Ex. e Rev. o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Scheid, já havia dito que Lula não era católico, mas "caótico" (sic).

Sem querer entrar na discussão sobre o caso do estupro seguido de aborto em Recife, até por achar que seria uma maldade ainda maior submeter a pobre menina de 9 anos a uma gravidez e parto, não se pode deixar de achar engraçado como pessoas que, muitas vezes, nada têm a ver com a Igreja Católica se acha com o direito de emitir opiniões, criticar e se meter em assunto que só dizem respeito à Igreja e seus fiéis. É a velha história de que "roupa suja se lava em casa" ou de que "em briga de marido e mulher não se mete a colher".


A seguir, a nota que saiu em O Globo, sobre a resposta do arcebispo a Lula:

O arcebispo de Olinda e Recife, José Cardoso Sobrinho, rebateu neste sábado, durante uma missa da Campanha da Fraternidade na Basílica do Carmo, na capital pernambucana, as críticas do presidente Lula e diz que todos os envolvidos no aborto da garota de nove anos grávida de gêmeos do padrasto, mesmo excomungados, têm direito ao perdão caso se mostrem arrependidos. Lula havia criticado nesta sexta-feira, em Vitória (ES), o posicionamento da Igreja em, relação ao caso, dizendo que 'a medicina estava mais correta que o bispo'.

Hoje (07/03) o religioso lamentou o posicionamento do presidente e diz que Lula deve buscar a assessoria de algum teólogo para falar com mais propriedade sobre o tema.

- Se o presidente da República deseja fazer um pronunciamento sobre um tema teológico, eu sugeriria que ele pedisse a ajuda do seus assessores que conheçam a teologoia, que conheçam a doutrina da Igreja Católica - diz o arcebispo.
No Paraná, Dom Geraldo Majella Agnello, bispo primaz da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), também criticou a declaração do presidente.

- Se o governo não defende a vida humana desde a sua concepção, quem que vai defender? Somente que tem fé.

Publicado por Thyago Mathias

Nenhum comentário: