Faça aqui sua pesquisa:

terça-feira, 10 de março de 2009

A crise ainda nem começou...

Seria melhor ter mais do que um presságio para poder avaliar se há crise com reflexos na vida dos brasileiros ou não. Infelizmente, além de um forte presságio, na verdade um sonho ruim, de que a crise vai piorar, o mundo mostra sinais de que o buraco tende a estar ainda mais embaixo.

Do ex-Blog do Cesar Maia, no dia 09 de março:

O Globo destaca que "o aumento do desemprego e o orçamento mais apertado estão levando os americanos a atrasarem as faturas do cartão de crédito, o que, para analistas, pode ser a próxima bolha a estourar nos EUA. A taxa de inadimplência, de 7,5% em dezembro, deve chegar a 10% até o fim do ano, provocando rombo de US$ 100 bilhões". Aqui será diferente? As taxas de juros dos cartões no Brasil são extravagantes. O desemprego cresce. Os efeitos sobre a inadimplência não são diferentes dos EUA. A diferença é que o volume aqui é menor. Mas proporcionalmente à economia, nem tão menor. No Brasil o volume de cartões movimentados alcançava em 2008, mais que 20 bilhões de reais.


Não bastasse isso, para quem trabalha com mídias, sobretudo com a impressa, as tendências são ainda piores, segundo a Pew Reserch Center's 2008 news media consumption survey:

a) 43% [dos americanos] leram, no dia anterior, jornal impresso ou na web ou ambos em 2006. Em 2008 eram 39%. 34% liam só jornal impresso e agora são 25%. 5% liam só na web e agora são 9%. 4% liam em ambos e agora são 5%. Desta forma a leitura na web passou de 9% para 14% em dois anos.

b) Sites de notícias usados frequentemente: Yahoo 28%, MSN\Microsoft 19%, CNN 17%, Sites dos Jornais 13% sendo que os jornais locais 7%, New York Times 4%, Wall Street Journal, USA Today e Washington Post 2%. Google 11%, MSNBC\NBC 10%, AOL 8%, Fox 7%, TV local 4%, BBC, ESPN e outros de esportes, ABC, Drudge Report, CNBC, 2%, CBS 1%.

c) Da média de 13% que leem os jornais em sites, aqueles com pós-graduação são 28%, com nível superior 16%, nível secundário 10%, e abaixo disso 7%.

O jornalista que estiver empregado, que cuide de seu emprego e abra o olho para a empresa em que trabalha não fechar!

Publicado por Thyago Mathias

Nenhum comentário: