Faça aqui sua pesquisa:

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Rastros de campanha comprometem alianças de Paes

Criticado ao longo da campanha por Eduardo Paes (PMDB), o prefeito Cesar Maia (DEM) voltou a usar seu Ex-Blog, nesta segunda-feira (13), para tornar públicos fatos antigos que contradizem o discurso atual do peemedebista.

Tanto no debate deste domingo (12) na TV Bandeirantes quanto na primeira semana de composição de alianças para o segundo turno, Paes repetiu reiteradamente que "o apoio de Cesar Maia é o único que eu não quero". Ainda, no debate, o peemedebista tentou colar a imagem do adversário, Fernando Gabeira (PV) ao prefeito, e aproveitou para criticar a construção da Cidade da Música. Em um folder da campanha a vereador de 2004, no entanto, a obra na Barra da Tijuca aparece como realização de "Guaraná (vereador), Cesar Maia e Eduardo Paes".

O folheto prossegue com a frase "além de terem sido os únicos a combater, com determinação e coragem, o processo de degradação do bairro, removendo diversas favelas", sobre a Barra, em destaque. Por outro lado, o compromisso assinado publicamente por Paes em troca do apoio do PCdoB, na sexta-feira (10), diz que "as favelas são cidade e devem ser consideradas como bairros populares e inamovíveis".

Não é apenas a questão da remoção de favelas que compromete a aliança entre Paes e o PCdoB. O Ex-Blog destacou um atalho para uma matéria do portal Vermelho, veículo eletrônico de informação do próprio Partido Comunista do Brasil, na qual Eduardo Paes é citado como "demo-tucano".

Datada de 27 de agosto, dentro do período oficial de campanha pela prefeitura, na qual o partido concorreu com Jandira Feghali, a matéria divulga um vídeo ligado ao blog Amigos do Presidente Lula, no qual se diz que "a cidade do Rio de Janeiro começa a sofrer a ameaça do picareta demo-tucano Eduardo Paes, travestido de adesista".

"Tentando surfar na alta popularidade do governo Lula, Paes tem procurado apresentar-se ao eleitor como 'aliado' do presidente. Mas o histórico de sua atuação recente como deputado federal mostra que esse é um discurso contestável", escreve o portal de notícias do PCdoB. Uma gravação do presidente, realizada na sexta-feira, em São Paulo, será veiculada no programa eleitoral do peemedebista.

Procurada, a assessoria do candidato não comentou o material divulgado por Maia.

Nenhum comentário: