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sexta-feira, 24 de outubro de 2008

No Rio, voluntários fazem mobilização e tentam atrair indecisos na campanha pela Internet

A propaganda eleitoral no rádio, na TV e na Internet não é mais permitida a partir da meia-noite desta sexta-feira (24), ao menos oficialmente. Iniciativas voluntárias têm percorrido a rede mundial de computadores nos últimos dias de campanha, tanto com o envio de mensagens anônimas que disseminam boatos, quase sempre duvidosos, quanto com a promoção de mobilizações que conclamam os eleitores a sair da frente dos computadores e ir para as ruas do Rio, neste fim de semana decisivo.

Em seus programas de TV, Fernando Gabeira (PV) reconheceu que boa parte de seu sucesso no primeiro turno deveu-se à ação da militância online. O candidato tem vídeos entre os mais acessados nos portais de compartilhamento e pede sempre que os eleitores confiram a página dele na Internet. Segundo a coordenação de campanha do PV, a rede permite a interação ilimitada com informações, de um modo inteiramente novo, próximo ao que fomentou a campanha de Barack Obama nas eleições presidenciais americanas. Essa interação permitiu que o comitê oficial de Gabeira encampasse ações iniciadas por usuários domésticos, como a mobilização para doação de sangue ao HemoRio, no dia 18.

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