Faça aqui sua pesquisa:

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Festival do Rio 2008: Questões globais



Também é possível percorrer os principais debates do mundo contemporâneo, especialmente nas relações internacionais, nos mais de 300 filmes que serão exibidos no Festival do Rio de cinema, entre 25 de setembro e 09 de outubro.
Confira uma pequena seleção temática (em ordem alfabética) e se programe:

Sobre crime organizado e violência na A.L.:
O Veneno e o Antídoto: Uma Visão da Violência na Colômbia
Nos últimos 10 anos, a Colômbia se tornou uma referência em políticas de segurança pública na área urbana. O país, entretanto, ainda vive um intenso conflito armado, deflagrado há mais de 40 anos. A tranqüilidade aparente dos dois principais centros urbanos colombianos contrasta com os enfrentamentos no interior do país. Nas pequenas cidades e no campo, os paramilitares, a guerrilha e as forças governamentais travam uma sangrenta disputa por território. Neste contexto, quais são as estratégias possíveis para encontrar um caminho rumo à paz, à justiça e à reconciliação?
Aqui você encontra os horários e salas de cinema

Questões de segurança humana na África:
A milicia de Camarões
Em 2000, o presidente de Camarões criou a Unidade de Comando Operacional, um grupo de choque destinado a frear o banditismo da região de Douala. O resultado foi o assassinato ou desaparecimento de 1.600 pessoas em apenas um ano, numa explosão de violência e brutalidade. Entre o desejo de justiça e as pressões das autoridades para que os crimes sejam apagados da memória coletiva, as famílias continuam a brigar para desmascarar os assassinos dos seus maridos, filhos e irmãos e obter alguma explicação oficial. Enquanto isso, os responsáveis pelo genocídio permanecem soltos e o caso se arrasta na justiça.
Aqui você encontra os horários e salas de cinema

Tráfico de pessoas e turismo sexual:
Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado
Cerca de 900 mil pessoas por ano são traficadas pelas fronteiras internacionais exclusivamente para fins de exploração sexual. Entretanto, apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras, ao entrar no mundo do turismo sexual, acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma minoria consegue encontrar um grande amor e casar. O filme vai do Nordeste brasileiro a Berlim buscando entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte.
Aqui você encontra os horários e salas de cinema

Crime organizado: máfia, tráfico de drogas e de armas leves:

Filho de peixe...
A província Noroeste do Paquistão sempre teve na manufatura artesanal de armas sua principal indústria. Niaz Afridi, de onze anos, trabalha com seu pai Sher Alam, antigo guerreiro Mujahadin, como aprendiz na fabricação e teste de armas. Tudo o que Sher Alam deseja é que o filho siga a tradição e assuma o negócio familiar. Mas o menino não se interessa pela profissão e quer estudar. Sher Alam se opõe veementemente à idéia mesmo contra os conselhos de vizinhos e familiares, e os dois entram em conflito. A situação se agrava quando um menino do lugar é atingido por uma bala perdida. Exibido no Festival de Berlim em 2008.
Aqui você encontra os horários e salas de cinema

Gomorra
Toto tem treze anos e trabalha como mensageiro de um grupo de traficantes de drogas e armas. Pasquale, alfaiate contratado secretamente por chineses para formar operários, descobre subitamente que sua vida corre perigo. Don Ciro é responsável por levar dinheiro a famílias cujos membros estão presos ou mortos. Como eles, outros tantos habitantes de Nápoles e da região da Campanha têm suas vidas regidas pela Camorra, a tradicional máfia local que alimenta uma espiral de violência sem fim. Baseado no best-seller de Roberto Saviano. Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2008.
Aqui você encontra os horários e salas de cinema

Ocupação do Iraque e guerrilhas:
Depois da Queda de Bagdá
Mesmo com todo o sofrimento causado pelas restrições do regime de Saddam Hussein, a família de Kasim Abid conseguiu manter-se junta. Após a queda do ditador, Kasim, que vive na Inglaterra, volta ao Iraque para documentar os momentos de celebração de seus parentes. Com o passar dos meses, no entanto, a esperança transforma-se em desapontamento, culminando em desespero. Através do enfoque da história da própria familia, o diretor leva o espectador a entender como a guerra vai debilitando as pessoas e destruindo os seus sonhos.
Aqui você encontra os horários e salas de cinema

Uma Guerrilheira Curda
Nuriye Kesbir tem quarenta anos e, desde que aos doze recusou entregar-se a um casamento arranjado, luta pelos direitos das mulheres. Líder guerrilheira do PKK, movimento de resistência do povo curdo, dirigiu-se à Holanda em 2001 para encontrar um grupo de militantes, mas foi detida e levada à prisão sob ameça de extradição para a Turquia. Quando é enfim libertada, retorna à guerrilha nas montanhas iraquianas, onde seu codinome de guerra, Sozdar, que significa ?aquela que cumpre sua promessa?, guarda o real sentido de sua vida. Melhor Documentário no Festival do Arizona 2008.
Aqui você encontra os horários e salas de cinema

Globalização e direitos humanos:
Dupla exposição: palestinos no Reino Unido
Oito anos após a explosão da Segunda Intifada na Palestina em 2000, o cenário político e geográfico regional encontra-se radicalmente mudado. Rodado entre Londres, Jerusalém e Ramallah, o documentário acompanha de forma íntima as histórias de uma geração de palestinos que se sentem deslocados tanto fora quanto dentro de seu território de origem. Jovens que se exilaram voluntariamente na Inglaterra, embora não reconheçam o país como lar, e que ao mesmo tempo lutam para manter os laços com a terra natal, em contínua transformação.
Aqui você encontra os horários e salas de cinema

Nenhum comentário: