Faça aqui sua pesquisa:

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Festival do Rio 2008: Cultura Islâmica


De 25 de setembro a 09 de outubro, mais de 300 filmes serão exibidos no Festival do Rio de cinema. Embora não haja uma mostra específica para o mundo islâmico, ele estará presente em francês, inglês, turco, farsi e, lógico, árabe, nos títulos selecionados aqui (em ordem alfabética).

Aproveite e se programe!



Caos
Em Choubra, vizinhança cosmopolita do Cairo, a lei é ditada por Hatem, policial corrupto que é temido e odiado pela população. Para ele, qualquer manifestação é sinônimo de desrespeito à autoridade, em nome da qual ele executa prisões arbitrárias e tortura prisioneiros, sem respeito algum pela lei. A única que ousa afrontá-lo é Nour, moça pela qual o oficial nutre um desejo secreto. Mas Nour está apaixonada por Cherif, o íntegro e brilhante substituto do promotor. Louco de ciúmes, Hatem faz de tudo para impedir o romance. Ele passa a assediar Nour e torna a vida dela um inferno.
Confira salas e horários de exibição aqui

Cavalo de Duas Pernas
No Afeganistão, Mirvais, adolescente pobre que mora dentro de uma tubulação de esgoto, aceita um emprego incomum: transportar nas costas um menino que perdeu as pernas na guerra. Não demora muito para que o garoto aleijado aproveite de Mirvais, utilizando o rapaz para outras tarefas e tratando-o de forma humilhante e abusiva.
Confira salas e horários de exibição aqui

Depois da guerra, a guerra continua
No verão de 2006, durante os 33 dias de guerra impostos por Israel ao Líbano, o diretor Samir Abdallah viaja a Beirute acompanhando uma missão humanitária internacional. Ele encontra amigos jornalistas libaneses que lançam um novo jornal durante a ocupação. Após o cessar-fogo, ele acompanha uma reportagem para investigar o uso de bombas cluster, lançadas pelo exército israelense no sul do país nos últimos dias da guerra. Para além da destruição e do cheiro de morte, o que mais o impressiona é a formidável energia e vontade de viver de um povo forte e orgulhoso.
Confira salas e horários de exibição aqui

Filho de peixe...
A província Noroeste do Paquistão sempre teve na manufatura artesanal de armas sua principal indústria. Niaz Afridi, de onze anos, trabalha com seu pai Sher Alam, antigo guerreiro Mujahadin, como aprendiz na fabricação e teste de armas. Tudo o que Sher Alam deseja é que o filho siga a tradição e assuma o negócio familiar. Mas o menino não se interessa pela profissão e quer estudar. Sher Alam se opõe veementemente à idéia mesmo contra os conselhos de vizinhos e familiares, e os dois entram em conflito. A situação se agrava quando um menino do lugar é atingido por uma bala perdida. Exibido no Festival de Berlim em 2008.
Confira salas e horários de exibição aqui

Meu Marlon é Brando
Ayça é atriz e mora em Istambul. Ela conhece o ator curdo Hama Ali no set de um filme na Turquia e os dois se apaixonam. Ao terminarem as filmagens, Hama volta para sua casa no norte do Iraque. Os dois continuam o relacionamento à distância. Porém, com o ataque americano ao país, freqüentemente o correio pára de funcionar e as linhas telefônicas são cortadas. Não suportando a distância entre eles, Aiça decide viajar para o país de seu amado, mesmo correndo todos os riscos de cruzar uma nação em guerra. Baseado na história real dos dois atores, o filme ganhou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Tribeca de 2008.
Confira salas e horários de exibição aqui

Mortas por Honra
"Na sociedade tradicional palestina, uma mulher que comete adultério desonra sua família e deve ser punida com a morte. Acompanhamos a história de quatro mulheres ligadas a essas ?mortes por honra?: a primeira, erroneamente acusada de desonra, foi assassinada; a segunda, obrigada por seus irmãos a engolir veneno; a terceira sobreviveu a sucessivas punhaladas do irmão; e a quarta é uma cantora de hip-hop que, por ousar expor esta questão, enfrenta diversas ameaças de morte. Estas histórias pessoais são o retrato de uma triste realidade que a sociedade árabe insiste em esconder."
Confira salas e horários de exibição aqui

O livro das férias
Mustafa, ambicioso agricultor que vive numa pequena cidade da Turquia, é frio e austero com a família. Sua mulher, Güler, desconfia que ele tem uma amante e seus filhos vivem preocupados com suas questões pessoais. O mais velho deseja largar a escola militar e o mais novo passa o tempo tentando vender chicletes e se livrar das implicâncias no colégio. Quando Mustafa sofre uma hemorragia cerebral e entra em coma, seu irmão Hassan, que nunca manteve grandes laços com a família, é obrigado a se aproximar de Güler e dos meninos para resolver as pendências deixadas pelo irmão.
Confira salas e horários de exibição aqui

O prêmio
Mohammad tem doze anos, estuda numa classe só de meninos e acabou de vencer uma competição interescolar de redação. Para receber o prêmio, ele deve comparecer a uma cerimônia vestindo sua melhor roupa. Trajando terno de linho branco, o menino é levado pelo pai, contra sua vontade, para trabalhar numa loja de tapetes a fim de substituir o primo que se demitiu sumariamente. O patrão explora a sua gentileza e obediência, atrapalhando seu caminho. Uma série de incidentes faz com que Mohammad tenha que correr contra o tempo para chegar à cerimônia.
Confira salas e horários de exibição aqui

O sal desse mar
Soraya, jovem de 28 anos nascida e criada em Nova York, decide voltar para a Palestina, país do qual sua família foi deportada em 1948. Chegando lá, ela tenta recuperar as economias dos avós, congeladas num banco, mas é mal-sucedida. Soraya então conhece Emad, jovem com um desejo contrário ao seu: deixar o país para nunca mais voltar. Para conquistar sua liberdade e escapar das amarras inerentes à situação palestina, os dois irão juntos resolver seus problemas por conta própria. Mesmo que para isso seja necessário desrespeitar a lei. Exibido no Festival de Cannes de 2008.
Confira salas e horários de exibição aqui

Refugiados para sempre
Shafiq Shmaissi, Nagi Merhi e Fatima Fatayer são três palestinos da mesma geração, com profissões e vivências diferentes. O que os une é a condição de vida: eles estão refugiados na cidade de Tyr, no sul do Líbano. Sua situação não é muito diferente do também refugiado Jaber Abu Hawash, um ativista de direitos humanos que trabalha com palestinos na região. Acompanhamos a luta dessas pessoas em seu cotidiano, as motivações e o sofrimento, a dificuldade de se comunicarem com seus parentes na Alemanha e, principalmente, a eterna espera para que possam um dia voltar à Palestina.
Confira salas e horários de exibição aqui

Uma petição para Alá
Fathi é um homem de sessenta anos que sofre de uma doença incurável. Vendo a morte se aproximar, ele decide voltar a seu vilarejo natal depois de vinte anos. Lá, espera encontrar sua mulher e pedir perdão por tudo que fez. Segundo um hadith (ditado) do profeta Mohammad, se quarenta fiéis testemunharem a demonstração de sinceridade de uma pessoa, Deus perdoará seus pecados após ela morrer. A mulher de Fathi está destinada a ser a primeira testemunha, mas, para isso, ela terá que acreditar na honestidade do ex-marido.
Confira salas e horários de exibição aqui

Nenhum comentário: