Faça aqui sua pesquisa:

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

3ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

de 8 a 14 de setembro de 2008

Centro Cultural São Paulo
Sala Lima Barreto – entrada franca
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso: (11) 3383-3401/3402

Cine Sesc
Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César: (11) 3087-0500


Este ano, a Mostra Mundo Árabe trará alguns dos filmes mais aclamados na Seleção Oficial da Bienal de Cinema do IMA de 2006. A seleção, feita pela curadoria do IMA e do ICArabe, apresenta produções de origem libanesa, argelina, marroquina, tunisiana, egípcia, iraquiana, palestina, algumas delas com co-produções francesa, inglesa e canadense. O público se surpreenderá e se emocionará com o universo feminino em “Barakat!” e “Juanita de Tanger”; com o reencontro bem-humorado de amigos de uma trupe de teatro em “O ônibus”; com a triste perda que faz retornar às raízes familiares em “Littoral”.

Nos dois documentários premiados, o espectador encontrará a riqueza de opiniões e a diversidade dos jovens libaneses da atualidade em “Beirute: Verdades, mensagens e vídeos”, bem como o retorno de uma cineasta iraquiana ao seu país, onde se depara com a forte agressão diante da ocupação militar, em “Retorno ao País das Maravilhas”.

Além dos seis filmes da seleção da Bienal de 2006, teremos dois destaques: “Caramel”, que integra a caravana euro-árabe de 2008 do IMA. Novamente, o traço principal é o forte, e ao mesmo tempo delicado, universo feminino aos olhos da diretora e atriz libanesa, Nadine Labaki. Vale salientar que os filmes da Mostra não só abordam o universo feminino, como também nos apresentam o trabalho vigoroso de diretoras mulheres, como Djamila Sahraoui, Farida Benlyazid, Mai Masri, Maysoon Pachaci, Nadine Labaki.

A mostra trata de questões que permanecem atuais e apresentar ao público a atualidade da cinematografia dos países árabes, o que contribuirá para continuarmos a desfazer os estereótipos e mostrar a cultura árabe.




Nenhum comentário: